Precisa de ajuda?

SABEMOS QUE MUITOS MOTORISTAS AINDA TÊM DÚVIDAS SOBRE COMO PROCEDER EM RELAÇÃO AO EXAME TOXICOLÓGICO DURANTE A RENOVAÇÃO DA CNH DAS CATEGORIAS C, D E NO Mato Grosso do Sul

Voltar
ao topo

 

Os motoristas recebem com 30 dias de antecedência uma carta comunicando a data de renovação da carteira. Esta carta é enviada apenas aos motoristas que possuem o endereço atualizado no sistema do Detran.

 

A LABET, COM APOIO DO DETRAN DO ESTADO, ELABOROU UM PASSO A PASSO COM AS ETAPAS ESSENCIAIS DO PROCESSO

PASSO 1: ABRA O PROCESSO 

 

Pelo próprio site do Detran-MS, realize o agendamento e em seguida, selecione o serviço de renovação, a unidade de atendimento, a data e horário de preferência. Com o processo de agendamento concluído, vá à unidade do DETRAN no horário e dia agendados com todos os documentos necessários.

PASSO 2:  FAÇA OS EXAMES

Com o processo aberto, agende o horário na clínica indicada pelo DETRAN para realizar os exames de Aptidão Física e Mental. 

 


PASSO 3:  REALIZE O EXAME TOXICOLÓGICO


Atenção! O exame de avaliação psicológica deve ser realizado antes do exame toxicológico quando se tratar de renovação.

Para isso, entre AQUI e escolha o melhor laboratório. A LABET é credenciada pelo DENATRAN e oferece laboratórios em todo Brasil para atender os motoristas da melhor maneira possível. Existe a possibilidade da compra do Exame Toxicológico ser feita online, em nosso site, ou direto no laboratório escolhido. Para realizar o Exame, você não precisa de nenhum agendamento ou preparação especial.

 

Após a realização do Exame Toxicológico, o seu laudo sairá em até 5 dias úteis e você poderá fazer o acompanhamento por AQUI.

MEU EXAME TOXICOLÓGICO DEU POSITIVO: O QUE FAZER?

Se o resultado do Exame Toxicológico for positivo, você pode optar pelo rebaixamento da categoria da CNH, ou aguardar o prazo de 90 dias para realizar novo teste, segundo estabelecido pela Lei 13.103/2015 (lei dos caminhoneiros). Vale lembrar que, enquanto o motorista estiver com o exame com resultado positivo, ele fica impedido de dirigir qualquer tipo de veículo.

 

PASSO 3:  PAGUE AS TAXAS 


Com a aprovação nos exames faça o pagamento das taxas em uma agência bancária de um do(s) banco(s) indicado(s) no(s) boleto(s).

 

PASSO 4:  ENTREGA DA CNH


Com tudo concluído aguarde a chegada do novo documento no endereço cadastrado ou retirar no órgão onde o procedimento foi efetuado.

 

Fonte de apoio: Detran Mato Grosso do Sul.